Neurofeedback



 




 

O que é Neurofeedback?

Neurofeedback (NFB), também denominado neuromodulação autorregulatória, neuroterapia, neurobiofeedback ou EEG biofeedback, é um tipo de biofeedback que utiliza métodos diversos, como o da eletroencefalografia (EEG), exibidos em tempo real, a fim de monitorar a atividade cerebral, geralmente com o objetivo de controlar a atividade do sistema nervoso central.

Mude os hábitos que controlam a sua vida:

Você Pode Mudar Isso?

 

Mudando de Dentro para Fora

 

Treinando seu Cérebro como seu Corpo

 

O Espelho de Feedback

 

Treinamento Whole-Brain

No caso da eletroencefalografia são colocados sensores em diversos pontos na cabeça do paciente para medir a atividade cerebral, exibindo medições usando monitores de vídeo ou de som. O neurofeedback baseia-se no registo e análise automática da atividade elétrica do cérebro, que com a realização de algumas sessões, são apresentados excelentes resultados. Se associado a outras técnicas do biofeedback, as aplicações podem ser de grande amplitude, a exemplo do trabalho com atenção, foco e concentração; reabilitação cognitiva; regulação do sono; avaliação e controle do estresse; aumento de performance física; tratamento de cefaleias e enxaqueca; redução de sintomas de TPM - Tensão Pré-Menstrual; treinos que auxiliam no tratamento de diversos distúrbios e transtornos psíquicos e emocionais (impulsividade, TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Depressão, TGA - Transtorno de ansiedade generalizada, Transtorno do pânico, Transtorno Bipolar, TEA - Transtorno do espectro autista, Esquizofrenia, TOC - Transtorno Obsessivo-Compulsivo, dependência química, entre outros).

O neurofeedback é um tipo de biofeedback, isto é, um treinamento que permite uniformizar as alterações cerebrais. O cérebro funciona por meio de descargas elétricas, que são a base da comunicação entre os neurónios. Estas descargas elétricas podem ser amplificadas e descodificadas por aparelhos de eletroencefalografia (EEG). Um EEG permite identificar padrões de ondas cerebrais, entre eles a frequência das ondas, medidas em ciclos (pulsos) por segundo. Por exemplo, ondas que pulsam entre 16 e 21 pulsos por segundo são consideradas ondas rápidas; já ondas abaixo de 8 pulsos por segundo são consideradas ondas lentas.

Assim como outras formas de biofeedback, o treino através de neurofeedback (NFB) utiliza aparelhos que monitorizam informação, momento-a-momento, sobre o estado fisiológico do indivíduo e seu respetivo funcionamento. O que distingue o NFB de outros tratamentos de biofeedback é o foco no cérebro. O NFB leva em conta aspetos comportamentais, cognitivos e subjetivos, assim como a atividade cerebral. Durante o treino, são colocados sensores no couro cabeludo do indivíduo, que depois são conectados a componentes eletrónicos de grande sensibilidade e a programas de software que detetam, amplificam e gravam atividade cerebral específica. Não envolve técnicas cirúrgicas ou terapias com medicação e não é doloroso. Quando este treino é aplicado por profissionais credenciados, geralmente não apresenta efeitos secundários negativos.

Estudos mostram que o neurofeedback se mostrou ser eficaz no tratamento de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e epilepsia, e está a ser realizada pesquisa para investigar a eficácia desta técnica no tratamento de autismo, dores de cabeça, insónia, ansiedade, toxicodependência e traumatismo cranioencefálico.

Sendo um método auto-regulamentado, o NFB difere de outros métodos neuro-moduladores, aceites como consistentes à base de pesquisa científica, como por exemplo audio-visual entrainment (AVE) e estimulação magnética transcraniana repetitiva (do inglês: Repetitive Transcranial Magnetic Stimulation, rTMS), que provocam uma resposta cerebral automática, apresentando um sinal específico. No nível neuronal, o NFB pretende ensinar o indivíduo a modular os padrões excitatórios e inibitórios de conjuntos neuronais específicos e caminhos baseado nos detalhes da instalação de sensores e os algoritmos de feedback utilizados, aumentando a flexibilidade e autorregulação do relaxamento e seus padrões de ativação.

 




 

Como funciona o Treinamento Cerebral?

Seu Cérebro Melhor – Você Melhor

Treinamento Cerebral
O cérebro é onde a mente e o corpo se juntam. Assim como você pode treinar o seu corpo para adquirir estamina, força ou flexibilidade, você pode treinar o seu cérebro. Por muitos anos as pessoas têm usado a meditação e a reza para mudar o cérebro através do treinamento da mente. Entretanto, nos últimos 50 anos a tecnologia de biofeedback se tornou uma opção muito mais rápida e fácil possível: Mude sua mente treinando diretamente seu cérebro.

Quando você dá ao seu cérebro informação no tempo real sobre o seu nível de energia você esta ensinando ele a aumentar ou diminuir o ritmo. Essa mudança do rápido para o devagar pode ser feita de uma maneira mais tranquila, podendo tornar-se mais eficiente. Essas mudanças fazem parte de nossa vida diária. O treinamento por Neurofeedback ou a terapia através do Biofeedback podem fazer isso por você.

As tecnologias do treinamento cerebral: HEG e EEG

Você Pode Mudar Isso?

O que acontece durante o treinamento cerebral?

O equipamento utilizado para o treinamento cerebral coleta informações dos sensores (faixa HEG ou eletrodos) que são colocados no escalpo ou na testa enviam a informação de como está a performance do seu cérebro para o computador.

O programa do treinamento cerebral aponta quais são as mudanças especificas que você quer fazer no comportamento do cérebro. O programa estabelece os alvos e os objetivos e ele lhe da um feedback através de música, vídeo, jogos, luminosidade, que iniciam ou param dependendo se ou não o cérebro está atingindo o alvo. O treinamento cerebral não ensina truques ou técnicas, o seu cérebro muda por si só. Você não precisa pensar sobre alguma coisa ou tentar alguma coisa. Seu cérebro tem um feedback quando você presta atenção ao que você está fazendo e ele se move na direção desejada. Aqui no site brain-trainer.com, nós oferecemos a você equipamentos de biofeedbcak, software e o treinamento para conseguir os resultados que quer alcançar com o Neurofeedback.

O que eu posso mudar?

Diferentes tipos de treinamento de Neurofeedback em diferentes áreas do cérebro podem ajudar você:

  • Aumentar a atenção, foco, aprendizado, memória, criatividade e intuição;
  • Obter um melhor controle de comportamento, emoções e pensamentos acelerados;
  • Melhorar e estabilizar o humor e lidar com experiências traumáticas;
  • Melhorar o sono, o apetite e outras funções físicas ou fisiológicas?
  • Amenizar a dor e fadiga crônica;
  • Reabilitar traumas cranianos, diminuir crises epiléticas, dores de cabeça e síndrome do intestino irritável;
  • Melhora a habilidade de permanecer “in the zone” e pico de performance.

Recomendamos duas tecnologias de ponta para treinamento cerebral: HEG e EEG. Qualquer um dos dois pode ser usado sozinho, mas os planos de treinamento podem incorporar ambos os métodos

 




 

Quando o Neurofeedback é indicado:

Diferentes tipos de treinamento de Neurofeedback em diferentes áreas do cérebro podem ajudar você:

  • Ansiedade
  • Aumento de foco e memória
  • Compulsões
  • Depressão
  • Desequilíbrio emocional
  • Dislexia
  • Dores Crônicas
  • Enxaqueca
  • Equilíbrio mental
  • Estresse
  • Fadiga crônica
  • Hiperatividade
  • Insônia
  • Problemas de aprendizagem
  • Sequelas neurológicas
  • Síndrome do pânico e fobias
  • TDAH – Transtorno de Déficit de atenção
  • TOC - Transtorno obsessivo compulsivo
  • Transtorno bipolar
  • Upgrade de performance mental para profissionais, estudantes e atletas de auto rendimento

 

Trauma

 

Controle de Atenção

 

O Cérebro Envelhecendo

 

Pico Performance

 

Estresse, Ansiedade, Depressão

O córtex pré-frontal (CPF) considerado o centro executivo do cérebro está localizado atrás da testa, controla a atenção e bloqueia as distrações. Ele integra a constante passagem de material sensorial, emocional e memória e decide o que essas informações significam e que fazer com elas. Faz uma varredura nos impulsos físicos, verbais e emocionais. Também regula o humor e é uma chave para a memória de trabalho. É o centro da motivação, planejamento e organização.

O HEG mede as mudanças nos níveis da atividade metabólica no PFC. Quando a leitura do HEG aumenta durante uma sessão, significa que o PFC está ativando e aumentando os níveis de sangue e oxigênio do sangue.

Os neurônios mais ocupados no cérebro tem mais do que eles precisam para trabalhar, (oxigênio e glicose). Assim que o nível de distribuição do sistema melhora, o cliente se torna mais capaz de controlar as funções executivas por longos períodos de tempo. Nós sabemos que se você trabalhar e melhorar a função aeróbica no sistema no sistema cardio-pulmonar isso não quer dizer que você tem que correr o tempo todo, similarmente isso acontece com o treinamento de HEG, você melhora a função do PFC por períodos longos de tempo, mas você ainda consegue sentar quieto e relaxar quando quiser. e nenhum outro tipo de material como gel Prep para limpeza ou pasta condutora. O treinamento pode ser realizado de duas a três vezes por semana não ultrapassando 30 minutos.

Assim como seu coração, seu cérebro opera com pulsos rítmicos de eletricidade. Cada nível de energia tem suas próprias forças e fraquezas.

EEG: ELECTRO-Encephalography

Pulsos lentos (Criativo / Intuitivo) – Estado onde a pessoa tende a pensar muito ou simplesmente sonhar acordada, há pouco contato com o meio ambiente e usa mais de imagens ao invés de palavras, tendendo a saltar direto para respostas ao invés de analisar por etapas. Permanecer neste estado, poderá ter problemas de atenção ou de aprendizagem ou ficar deprimido.

Pulsos rápidos (Lógico / Racional) – Estado onde o processamento acontece através de palavras, usando passos e sequências, onde a pessoa pode ser interna ou externamente focada. Permanecer neste estado, poderá ocasionar em obsessão, compulsão, vícios ou ansiedade.

Velocidades médias (Consciência plena) Estados puros de sensibilização. Incluem estados de pico em esportes ou desempenho, capacidade de fazer as coisas em “piloto automático”, quietude mental, relaxamento físico e presença no momento. Quem permanecer aqui tenderá ficar a deriva através de tarefas, parecendo desmotivadas. Idealmente queremos o cérebro seja capaz de mudar de estados lentos para estados mais rápidos sem problemas e de forma fácil e ficar em cada um, enquanto desejar. Muitos de nós desenvolvem hábitos energéticos, tendendo a ficar preso em uma velocidade particular, vivendo com seus pontos fortes e limitações.

O EEG mede os padrões elétricos no cérebro e pode guiar o cérebro para padrões mais funcionais. Através da mudança dos padrões da mudança e conectividade, o EEG pode acalmar um cérebro bastante excitado e pode ativar um cérebro mais relaxado, melhorar a comunicação e acessar material do subconsciente.

Ele pode treinar na cabeça inteira e múltiplas localizações ao mesmo tempo.

O sistema de treinamento cerebral é baseado na crença de que o treinamento mais efetivo de EEG se ajusta ao que o cérebro já está fazendo. Fazer um treinamento às cegas sem nenhuma informação sobre o estado existente já do cérebro, pode ter efeitos negativos ou desperdiçar sessões de treino. A brain-trainer oferece uma ferramenta de acesso baseada no cérebro, o TLC Assessment Trainer´s Q que pode ser usado para identificar padrões no cérebro da pessoa que está fazendo o treinamento que pode estar relacionado a problemas com atenção, humor, aprendizado, controle, performance, etc. O EEG oferece uma vasta opção de treinamentos e sites, mas as habilidades devem ser desenvolvidas. O EEG oferece uma grande quantidade de opções de treinamento, mas as habilidades devem ser desenvolvidas. Como os vídeos do treinamento cerebral, idealmente com um parceiro, leva muitas horas para praticar e gravar e reconhecer um EEG claro. Para colher as informações do cérebro e participar da produção de um plano requer muitas horas de prática e então o treinamento pode começar.

FONTE: Brain-Trainer Brasil, disponível em: https://brain-trainer.com 
 

 

 

 

Feche com a

Entre em contato