Reabilitação Neuropsicológica


Algumas pessoas já nascem com distúrbios neurológicos, enquanto outras levam uma vida normal até serem acometidas por acidentes ou doenças que trazem prejuízos ao sistema cognitivo. Mas será que é possível levar uma vida normal após essas lesões cerebrais? A resposta reside na reabilitação neuropsicológica, que visa proporcionar a essas pessoas uma vida mais confortável e feliz.

O processo consiste em tornar o paciente o mais independente possível (dentro de suas limitações) e orientar familiares e cuidadores para que ajam de forma a incentivá-lo e incluí-lo socialmente.

Em nossas atividades cotidianas, fazemos uso de algumas funções cognitivas, como memória, percepção, atenção, fala, dentre outras. Para ter ideia da extensão do prejuízo cognitivo, será necessário passar por uma avaliação com o Neuropsicólogo.

É a partir daí que o paciente será reabilitado com base em seus sentidos que estão preservados. São eles que servirão como ponto de partida para que ele seja devidamente reabilitado. Não existe uma única forma de tratamento, visto que o tipo e o nível da lesão variam de paciente para paciente: o que funciona bem para um, pode não trazer nenhum benefício para outro.

Feche com a

Entre em contato